sábado, 8 de dezembro de 2012

FINALIZAÇÃO DO PROJETO - PARTE 5

   Fala galera! Depois de muito suor e trabalho árduo, finalizamos o projeto, dando os acabamentos finais na ponte e montando a apresentação para esta segunda feira,  10 de Dezembro 2012. Como foi combinado, fizemos a reformulação de alguns tópicos no blog, informando pontos importantes do projeto. Hoje fizemos a pesagem, dando 920 g, dentro do regulamento, que exigia 900 g com tolerância de 5%, o que daria 945g. Como a construção da ponte não trata-se apenas de um projeto de estática e sim de física também, estamos postando agora as pesquisas que realizamos a respeito das análises físicas do projeto, levando em conta o efeito da temperatura na ponte, observando a capacidade e a condutividade térmica do material, no caso, o palito, que é uma madeira (Pinho), onde sua condutividade varia de 0,11 - 0,14W/m.K. Quando a temperatura de um corpo se eleva, suas dimensões também tendem a aumentam, o nome desse fenômeno é dilatação térmica, mais um efeito da temperatura. A dilatação de um corpo causado pela elevação da temperatura é consequência do aumento da vibração das partículas do corpo, pois as colisões entre elas agora serão mais violentas e causam uma maior separação entre elas. A madeira aquece muito menos devido ser um mal condutor de calor, causado pela ausência de eletrons livres, logo podemos concluir que a madeira irá se dilatar, porém o período para que este processo ocorra será maior. Outra análise que fizemos foi a respeito de oscilações, devemos citar o ocorrido com a ponte de Tacoma, a qual entrou em colapso após sofrer a ação de fortes ventos que geraram movimentos de torção, levando a ponte a entrar em ressonância, atingindo a mesma frequência que o vento e vibrando em ondas longitudinais, o que ocasionou a sua queda. Para diminuir o efeito da ressonância é interessante construir amortecedores para interromper as ondas ressonantes, obviamente este não era o nosso objetivo e fica apenas como conhecimento a respeito do assunto. Como prometido por nós, postamos agora a forma da treliça e a nossa ponte final, ela está pronta e aguardando a banca julgadora segunda feira.
Prototipagem da ponte modelada no Solidworks
 Fonte: HALLIDAY, David – Física II. 5ed ; 
YOUNG & FREEDMAN - Física II. 12ed ;
http://www.feiradeciencias.com.br/sala10/10_T03.asp ;

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