terça-feira, 27 de novembro de 2012

PROTOTIPAGEM E INICIO DA MONTAGEM DA PONTE - PARTE 3

        E ai galera! Viemos comunicar que nesta última semana avançamos muito no projeto da ponte. Terminamos de definir a maioria dos pontos que envolviam a montagem, como que tipo de treliças usaríamos e qual forma teriam nossa ponte, se seria de seções retas ou arcada, por exemplo. Com estes pontos definidos passamos para a seleção dos mais de 1000 palitos, onde separamos os palitos mais flexíveis dos mais rígidos. Essa seleção consiste num melhor aproveitamento das propriedades do material, pois palitos mais flexíveis são menos resistentes a compressão e tendem a fletir, podendo romper e desestruturar nosso projeto. Em compensação podem ser usados tranquilamente em áreas onde sejam tracionado, apresentando boas características a esse tipo de ação devido as fibras  da madeira. Já os mais rígidos são mais duros, mais resistentes a compressão, sendo utilizados nas áreas sujeitas a este tipo de força. Além dessa seleção, fizemos ainda a seleção entre palitos côncavos e retilíneos... Mas por quê?  Os palitos mais retilíneos ao serem colados irão apresentar maior área de contato um com o outro, reduzindo desta forma,  a chance de entrada de ar entre as duas superfícies proporcionando maior fixação entre eles, pois a intensidade máxima da força de atrito depende do número de contato entre os dois sólidos, ou seja, depende da área efetiva e não da área aparente. Com isso, definimos onde iríamos usar cada tipo de palito. Antes de começar a colagem dos palitos fizemos um esboço da ponte montada no chão para podermos dimensionar a colagem de forma correta. Com todos estes aspectos definidos demos início a colagem dos palitos, montando um protótipo em escala reduzida e realizando alguns testes que nos forneceram resultados satisfatórios, assim começamos a montagem da ponte real, colando inicialmente a parte da estrutura inferior, que nos dará base para montar todo resto da ponte com segurança. Assim, uma boa parte da estrutura foi adiantada. Ainda nesta semana e na próxima daremos seguimento a colagem e montagem, para poder finalizá-la alguns dias antes da data de entrega do projeto, dia 10/12, pois queremos realizar alguns ensaios com no mínimo 15kg, que é o requisito básico do projeto.
 
Protótipo da ponte - Escala 1 : 5

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ANÁLISE ESTRUTURAL E ENSAIOS - PARTE 2

   Fala galera! Estamos aqui mais uma vez para falar que conseguimos realizar uma análise estrutural de um desenho livre de um dos lados das treliças efetuado no SolidWorks, afim de demonstrar os possíveis pontos críticos de um modelo de ponte, não sendo levado em conta que os palitos serão colados, ou seja, o ponto de colagem, provavelmente, seja o local mais passível a falhas e que vá requerer uma maior atenção. Abaixo vocês poderão ver as imagens de treliças realizadas por nós no programa, onde uma delas esta sob análise (Fig. 1). Sendo as áreas em vermelho os pontos mais vulneráveis neste tipo de treliça, lembrando que isto é apenas para demonstrar os tipos de estudos que estamos levando em conta, e que nosso modelo de treliça só será postado ao final do projeto. Na imagem abaixo foi utilizado o material criado por nós no programa para ser o mais realista possível. Com base nos ensaios realizados no laboratório e descobrindo que a madeira utilizada na confecção dos palitos é o pinho. Criamos este material com as especificações necessárias, levando em conta até mesmo o módulo de Young ou módulo de elasticidade que é um parâmetro mecânico que proporciona uma medida da rigidez de um material sólido.
  Deformação estrutural de um modelo (Fig. 1)
   Conseguimos também, finalmente, realizar todos os ensaios que desejávamos para a obtenção de cálculos mais precisos. Efetuamos a pesagem dos palitos em uma balança de precisão para garantir que nossa ponte esteja dentro dos padrões estabelecidos, tendo 900g com um limite máximo de 5% deste valor, com isto, encontramos uma massa média de 0,74g (Média efetuada com a pesagem de 9 palitos diferentes), o que nos da uma estimativa de palitos a serem utilizados no projeto, que gira por volta de 1200 palitos, sem considerarmos a massa da cola. Para estimarmos a massa da cola, ao construirmos um protótipo de ponte apenas para visualização, observamos a quantidade de cola gasta para a fabricação, levando em conta a escala do protótipo 1 : 5, ou seja, 5 vezes menor, supomos que a massa de cola na ponte original girará por volta de 150g, então teremos cerca de 1000 palitos para fabricar a ponte.
Pesagem dos palitos
  Ensaios de tração, flexão e compressão foram realizados na nossa instituição de ensino, testando a  resistência dos palitos e a aderência da cola entre eles. No ensaio de tração, o palito suportou uma tração média  de 525,7 N,  no ensaio de compressão o palito suportou 471,9 N e no de flexão de 66,5 N para o palito com a seção lateral na vertical e 35,7 N para a seção lateral na horizontal. Abaixo mostraremos os resultados fornecidos pela análise computacional sobre cada ensaio. Para testar a resistência da cola nas extremidades dos palitos, colamos dois palitos pelas pontas e submetemos a ensaio de tração, observando o quanto ela suportava antes de romper, encontrando um valor de 379,5 N.
Análise computacional dos ensaios
   Com base nas informações obtidas através dos ensaios, o que já era o esperado já que a madeira é um compósito natural constituído por fibras, as quais sabemos que são muito resistentes a tração. Assim, preferimos construir a treliça do tipo Pratt. Mas por quê? Como o palito é mais resistente a tração e nossa ponte possuirá mais treliças diagonais, evitando acumulo de coluna com forças verticais o que poderia levar a um maior risco de rompimento, preferimos colocar esses componentes como sofrendo tração, ganhando ainda no processo de compressão, pois os palitos na vertical são menores que os da horizontal, o que evita o processo de flambagem/flexão, ou seja, envergar até se quebrar, pois peças mais curtas e mais grossas são mais difíceis de sofrer esta ação. Estamos quase prontos para iniciar a colagem dos palitos, aguardem que logo mais postaremos novidades!

Fonte: Própria. Agradecemos a colaboração da instituição Senai Cimatec e dos seus funcionários pela disponibilidade na realização dos ensaios.